O LIVRO DE JOSUÉ


O LIVRO DE JOSUÉ
Uma Introdução

Pr. Nogueira

Esse livro, de forma apropriada, recebe o nome do seu personagem principal. Josué.

Seu nome em Hebraico é YeHoShuA, que em Grego, como na LXX (Septuaginta) é Yesous, ou Jesus!

A narrativa relata a História de Israel, desde a travessia do Rio Jordão até a retirada de Josué de cena, em seu discurso de despedida.

Tema

O PODER IRRESISTÍVEL DO POVO DE DEUS EM VENCER TODOS OS SEUS INIMIGOS E ENTRAR NA POSSE DA SUA HERANÇA PROMETIDA, NA CONDIÇÃO DE CONFIAR TOTALMENTE NA FORÇA DE DEUS E NÃO PERMITINDO QUE NENHUMA DESOBEDIÊNCIA ROMPA O RELACIONAMENTO COM DEUS.

ESBOÇO SIMPLES

I – A Conquista da Terra – Cap, 1 a 12

II – A Divisão da Herança – Cap, 13 a 22

III – As Recomendações Finais de Josué – Cap. 23 e 24

AUTORIA E DATA

Fica bem claro ao ler o livro que o autor é o próprio Josué. Há detalhes biográficos íntimos, e em 24:26 é dito que o General Josué escreveu.

Vejamos que em 5:1 e 6, o autor usa a 1ª Pessoa do Plural, indicando ser testemunha e participante dos eventos.

O livro abrange desde a data da entrada na Terra Prometida (1405 a.C.) até 1389 a.C. (morte de Josué e início do período dos Juízes).

UMA COISA INTERESSANTE

Observemos que o Livro de Josué começa com uma Conjunção Aditiva “e” (1:1). É um sinal claro que Josué escreveu o último capítulo de Deuteronômio (Cap. 34) que descreve a morte de Moisés, e quis dar continuidade escrevendo a sequência da história do Êxodo e a Entrada na Terra de Canaã!

Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Por tantas bênçãos do Celebrando a Família 2018, mensagens, louvor, segurança, peça, trabalho com as crianças, equipamentos, restaurantes, edificação de famílias, finanças, viagens e incontáveis bênçãos. Pela alta da Hadassah, neta do Pr. Merkh.

Agradecer pelo Noivado do Cristiano e Dalila, e pelo Culto de Ações de Graça do Vickson, Danilo, Héber, Lívio e Almir; Agradecer pela Conservação de Frutos no domingo, testemunhos e mensagens.

2 – PEDIDOS DA IGREJA: Pelo início das atividades da EBEC e das aulas do CBD/CTBPL e Curso De Professores, na quarta-feira; Pelo Chá de Baby do Daniel, da Laíse e Bruno Braga, sábado, às 17 horas; Pelos casamentos dos irmãos: Adson e Flávia, Cristiano e Dalila, Jessé e Carol, Cristina e William; Pela Aposentadoria do Martins e do Melo;

Pedido Especial: Oremos por nosso irmão Assis  e Camilinha, e pela conclusão Doutorado em Grego.

Poste um comentário

Imprima seu bilhetes